segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Gengibirra da Vó Geni - Achei na internet


A algum tempo atrás bebi um refrigerante feito de gengibre. Bebi porque lembrei que quando eu era criança minha Vó Geni fazia Gengibirra em casa. Como eu não gostava, nunca dei muita bola… até aquele dia.
Daí a gente fica mais velho, os gostos mudam e a saudade bate. Foi quando experimentei o refrigerante e gostei, ainda mais comparado com as Coca-Colas da vida. Nesta hora resolvi que queria fazer a receita de gengibirra da Vó Geni.
Conversei com a minha mãe e ela me falou que a Tia Neide fazia sempre. Liguei para ela e peguei a receita.


Então vamos lá, em etapas. A receita rende 15 litros:
Ingredientes
500 gramas de gengibre
2 kg de açucar cristal
2 colheres rasas de sopa de fermento Fleichmann (biológico seco e granulado)
15 litros de água
2 claras em neve

Modo de preparo
Pegue os gengibres e corte. Minha tia falou para esmagá-los também. Juro que tentei, mas o meu socador não deu conta do recado. Como não queria usar o martelo, só piquei eles mais miúdos.
Coloque os gengibres picados em uma panela grande e junte os 2 quilos de açucar cristal. Coloque 5 litros de água e após começar a borbulhar deixe ferver por 30 minutos.
Desligue o fogo e deixe a panela descansar e esfriar. Depois que já estiver a uma temperatura baixa, coloque a mistura em um balde plástico com tampa. Feche e deixe descansar por um dia, colocando um bom peso (de pelo menos 5kg) em cima da tampa. 
No outro dia abra o balde e coloque os outros 10 litros de água. Assim você terá a mistura que fez no dia anterior (5 litros de água + gengibres + açucar cristal) e a água restante. Você já deve ter notado que o balde tem que ser grande, comportando os 15 litros de água mais o resto! :-)
Coloque então as duas colheres de fermento e mexa tudo. Bata as claras em neve e depois espalhe-as em cima da água de gengibre. Você vai ver que parece que vai faltar claras para que se preencha toda a superfície da mistura; não se preocupe. Dê umas batidinhas na clara, em cima da água mesmo. Ela vai se dissolver um pouco e logo toda a clara em neve estará cobrindo a água de gengibre. Feche novamente a tampa e recoloque o peso em cima.
Esta clara em neve tem duas funções: clarificar a mistura e ajudar no processo de fermentação.
Aguarde mais um dia (eu não disse que era rápido fazer gengibirra!) e daí abra a tampa. O aspecto da mistura vai ser parecida com a abaixo:
Pegue uma colher grande e retire tudo o que não for água: gengibres, clara em neve, sujeiras, etc.
Neste ponto você deve estar com o balde cheio de uma água sujinha, com um bom cheiro de gengibre no ar.
Pegue esta água e filtre, colocando-a em outro recipiente. Eu utilizei um pano de prato de cozinha. Mesmo coando, partículas menores ficaram no fundo das garrafas. Não se preocupe, é assim mesmo…
Depois de tudo isso é só engarrafar o líquido e guardá-los por mais dois dias, para que ele acabe de fazer a fermentação e esteja pronto para o consumo. Do segundo para o terceiro dia você já pode colocar as garrafas na geladeira para deixá-las prontas para experimentar.
Pronto!
Gostei muito do resultado. O gosto é muito melhor do que o refrigerante industrial e dá um amarguinho de gengibre no fundo da garganta. Da próxima vez vou diminuir o volume de açucar para deixá-la menos doce. Mas aí é gosto pessoal.
Se você fizer só tenho uma exigência. Esta é a Gengibirra da Vó Geni! Respeite a tradição e mantenha o nome. Já soube de um ucraniano que não respeitou e três dias depois foi atropelado por um ônibus. Tem também o alemão que não acreditou na história, começou a engarrafar com outro nome e sua filha nasceu com cara de gengibre. Cuidado, eu avisei! :-)
Obrigado Tia Neide por manter a tradição da família e repassá-la para todos nós.
E um grande beijo e abraço na minha querida Vó Geni, que já faz tempo que bebe gengibirras feitas no céu. Te amo, sempre!

Nenhum comentário: